Projeto Star - Lençois Paulista/SP

No ano de 2018, o Grupo Irigaray fez grandes investimentos para atender a área de Celulose. Em 2019 foi criada a filial de Lençóis Paulistas/SP para atender a obra da Bracell, com um investimento total estimado em 8 bilhões de reais e com mais de 10 mil colaboradores diretos e indiretos. Esta planta será uma das maiores do mundo em produção de celulose.
No PROJETO STAR da BRACELL em Lençois Paulista/SP, o primeiro investimento será uma das maiores instalações de gaseificação de biomassa existentes para apoiar a operação do forno de cal.
O segundo investimento será um sistema de distribuição de energia de última geração.
A nova fábrica terá uma linha projetada para produzir prioritariamente celulose solúvel, um dos principais ingredientes usados para criar uma ampla gama de produtos, desde têxteis, lenços de bebê e armações de óculos até embalagens de salsichas e produtos farmacêuticos, bem como produtos industriais.

Nova Ponte do Guaiba - Porto Alegre/RS

A NOVA PONTE SOBRE O GUAÍBA em Porto Alegre representa um enorme avanço para o transporte rodoviário gaúcho e certamente potencializará as conexões entre a Região Metropolitana e o Sul do Estado, agilizando o transporte e diminuindo os custos para todos os usuários desta rota, em especial os produtores.

A obra iniciada em 2014 foi originalmente orçada em 757 milhões de reais, sendo que após algumas paradas teve no final de 2017 a liberação de 240 milhões para seu término.

Com 254 pilares, 357 mil toneladas de concreto e mais de 25 mil toneladas de aço e ferro a operação exigou muito da “Engenharia de Peso” da Irigaray, sendo utilizados 8 guindastes, 13 carretas e 5 guindastes articulados.

Termelétrica Pampa Sul - Candiota/RS

A USINA TERMELÉTRICA PAMPA SUL foi construída no município de Candiota (RS) e terá capacidade para geração de 345 MW.

A obra movimentou investimentos próximos a 2 bilhões de reais e foi necessária a criação de 2.000 postos diretos de trabalho. Em operação envolverá 300 empregos diretos contínuos, além de uma infinidade de oportunidades de emprego indiretos.

A Irigaray teve importante papel na movimentação e seus operadores utilizaram 8 guindastes telescópicos e treliçados, 3 guindastes articulados e 3 carretas. 


Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj)

O COMPLEXO PETROQUÍMICO DO RIO DE JANEIRO (Comperj), no município de Itaboraí/RJ, é um empreendimento  da Petrobras na área de combustíveis. A Irigaray participou deste projeto desde a terraplanagem do local.
Contempla a construção de uma refinaria para processar cerca de 165 mil barris de petróleo ao dia. Inicialmente, está prevista a utilização do petróleo pesado do Campo de Marlim, situado ao norte do Rio de Janeiro, gerando mais de 200 mil empregos diretos e indiretos.

A Petrobras iniciou em 31 de Março de 2008 as obras de terraplanagem do COMPERJ e, após a ampliação da Operação Lava-Jato, que levou à prisão alguns diretores da Petrobras, as obras foram paralisadas em 2015. Em 2017 iniciou-se uma rodada de licitações para empresas estrangeiras retomarem as obras. Em outubro de 2018, a Petrobras anunciou um acordo com a China National Oil and Gas Exploration and Development Company (CNODC), subsidiária da petroleira chinesa CNPC.

Plataformas Petrobrás - Estaleiro Rio Grande

O ESTALEIRO RIO GRANDE está localizado às margens do canal de acesso à Lagoa dos Patos, em Rio Grande/RS. Possui o maior Dique Seco da América Latina, com 133 metros de largura por 350 metros de comprimento e 13,8 metros de profundidade. A grandiosidade do projeto impactou positivamente todas as atividades do entorno, fomentando a expansão e movimentando consideravelmente a economia local.

A Irigaray teve uma participação muito importante nesta operação de descarregamento de navios, transportando dentro do estaleiro as peças auxiliando na execução das montagens dos blocos das plataformas Petrobras e do MAIOR PÓRTICO NAVAL DO MUNDO.

Nestes trabalhos foi utilizada boa parte da frota Irigaray, incluindo 35 carretas, 30 empilhadeiras, 30 guindastes articulados e 20 guindastes comuns, além de uma variada frota de apoio.